BALANÇO FINAL: ELEIÇÕES GERAIS 2022

Por Letícia Maia e Luana Santos

A decisão do governo do estado segue para um segundo turno. Foto: Letícia Maia

Com quase 100% das urnas apuradas em Santa Catarina, o jornal Zero e a cobertura convergente do curso de Jornalismo da UFSC fazem um balanço do dia da votação nas eleições que acontecem no Brasil e em Santa Catarina.

Em SC, os resultados para presidência se mantiveram durante toda a apuração: com o candidato do PL, Jair Bolsonaro, na frente com 62,22%, seguido de Lula, do PT, com 29,53%. Agora, os dois candidatos seguem a disputa no segundo trno das eleições.

Também para o segundo turno seguem os candidatos a governador de Santa Catarina. Com um resultado diferente das pesquisas anteriores, a vaga do governo será disputada em segundo turno entre Jorginho Mello e Décio Lima.

Já para o Senado, Jorge Seif, do PL, foi eleito com 39,79%. Atrás do novo senador, ficaram Raimundo Colombo, do PSD, com 16,30%, e Dário Berger, do PSB, com 16,22% dos votos. Em geral, os candidatos que lideraram as urnas em Santa Catarina apoiavam ou estavam vinculados ao mesmo partido que o atual presidente e candidato Jair Bolsonaro.

Liderando com maior número de votos na candidatura a Deputado Estadual, estão Ana Campagnolo, do PL, com 4,91% dos votos. Em seguida está Luciane Carminatti, do PT, com 2,31%. Antídio Lunelli (MDB) está logo atrás, com 1,86%; Sargento Lima (PL) segue com 1,78% e Maro de Nadal (MDB) está como quinto mais votado, com 1,67%

Já na candidatura a Deputado Estadual, Carol de Toni (PT) está em primeiro lugar, com 5,73% dos votos válidos. Logo atrás, com 4,36%, está o candidato Professor Pedro Uczai, do PT. Em seguida, Jorge Goetten (PL) aparece com 4,01%, Ana Paula Lima (PT) possui 3,75% e Carmen Zanotto (Cidadania) reúne 3,28% dos votos contabilizados.

Vale lembrar que não necessariamente os deputados mais votados são eleitos. Os cargos legislativos dependem de um número mínimo de votos no partido.

O Zero e a cobertura convergente do curso de Jornalismo da UFSC trazem todas as informações sobre o segundo turno das Eleições Gerais de 2022. Mais informações no link: bit.ly/jorconvergente

--

--

Jornal-laboratório do curso de Jornalismo da UFSC

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store