BALANÇO GERAL DO DIA DAS ELEIÇÕES

Por Erika Artmann e Letícia Maia

Presidente do TRE-SC Leopoldo Bruggemann, fala em coletiva à imprensa.

Um dos destaques das eleições deste ano em Santa Catarina, fato observado também no Brasil, são as filas na hora de votar. Para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Leopoldo Bruggeman, a espera, no entanto, é comum. “A fila vai acontecer, mas nada que seja preocupante e tudo dentro da previsão”, garante. Ainda de acordo com o presidente, a espera se dá também por causa do aumento de 17% no número de eleitores em Santa Catarina, bem como na quantidade de candidatos por eleitor. São cinco teclagens para cada um — deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente -, o que aumenta o tempo de votação.

Em relação ao horário previsto para o término da votação, Leopoldo garante que não haverá problema. Os eleitores que chegarem até as 17h e ainda não tiverem realizado o voto receberão uma senha para entrar na seção. O TRE explica que esse processo não atrasa a apuração porque os votos são compensados à medida que os cálculos avançam. “Ninguém vai deixar de votar, disso eu tenho absoluta certeza”, reforça em coletiva à imprensa.

Quanto às ocorrências registradas pela Polícia Militar até às 15h37 deste domingo, foram 71 finalizadas, 41 resolvidas no local e 18 em andamento. Foram 38 registros de Boca de Urna, 12 de propaganda política, 11 por descumprimento de procedimentos de apuração, uma por compra de votos, duas por impedir o direito ao voto de terceiros e uma pelo uso de alto-falantes para propaganda política.

Até às 16h, foram registradas intercorrências em 370 urnas eletrônicas de Santa Catarina. Alguns exemplos são necessidade de reinicialização, troca de tomada, trocas ou ajustes de papel. São mais de 3,5 mil locais e cerca de 16 mil urnas para votação em todo o estado.

A totalização dos votos começam a ser divulgadas a partir das 17 h. O Zero e a cobertura convergente do curso de Jornalismo da UFSC acompanham a votação e a apuração dos resultados. Mais informações no link: bit.ly/jorconvergente

--

--

Jornal-laboratório do curso de Jornalismo da UFSC

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store